Visão rápida:
A ação ocorre após advertências anteriores da FCA de que os consumidores deveriam evitar a plataforma, anteriormente conhecida como Huobi.
A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido entrou com uma ação no Tribunal Superior contra entidades vinculadas à bolsa de criptomoedas HTX.
A HTX é acusada de promover ilegalmente cryptomoedas para consumidores.
A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) da Grã-Bretanha iniciou um processo civil no Tribunal Superior de Londres contra diversas entidades que fazem parte da bolsa de criptomoedas HTX, alegando que a plataforma promoveu ilegalmente serviços de criptoativos para consumidores do Reino Unido, violando o regime de promoções financeiras do país.
A FCA afirmou que a ação faz parte de seu esforço “para proteger os consumidores e manter a integridade dos mercados financeiros do Reino Unido”, informou a Bloomberg . Anteriormente, o regulador alertou os consumidores do Reino Unido contra o uso da HTX, que opera sob a antiga marca Huobi em alguns mercados.
A HTX está publicamente vinculada ao fundador da Tron, Justin Sun, que atua como consultor . O fundador da Tron também é um dos maiores detentores de TRUMP, a memecoin oficial afiliada ao presidente dos EUA, Donald Trump.
Não está claro se a Sun está ou não listada como ré no processo. O órgão regulador não divulgou mais detalhes em sua declaração, e a HTX não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do The Block.
Os reguladores têm se mostrado cautelosos com promoções não regulamentadas de criptomoedas no Reino Unido. A FCA emitiu orientações abrangentes e alertas aos consumidores no ano passado sobre os riscos associados a produtos de criptomoedas.
Ao mesmo tempo, propôs atualizações para colocar mais empresas sob a supervisão total do Reino Unido, uma iniciativa política que deve culminar em uma estrutura final no ano que vem.
Separadamente, o governo do Reino Unido e os reguladores vêm preparando estruturas para expandir a atividade de criptomoedas permitida, incluindo planos para nomear um “campeão dos mercados digitais” e recentemente abrindo acesso a ETPs de bitcoin e ether aprovados — mudanças que aceleraram o debate sobre como colocar os locais em conformidade.
Fonte: The Block



